Buscar por nombre del Músico en nuestra base de datos


20130923

Diogo Vida - Estaciones (in Próxima Estação/ Sintoma Records)

Depois de "Alegria", álbum de estreia de 2011, acarinhado pelo público e considerado pela crítica como um dos melhores discos de jazz portugueses editados nesse ano, Diogo Vida regressa com um novo trabalho de música original: "Próxima Estação", assim se chama o novo disco do pianista e compositor, é pensado quase em exclusivo para o clássico trio de piano, contrabaixo e bateria. No entanto, à semelhança do álbum anterior, a diversidade instrumental volta a estar presente, através de uma canção, interpretada pela voz de Selma Uamusse, e de uma intimista miniatura para piano solo.
Os cúmplices desta aventura são João Custódio, contrabaixista, e Jorge Moniz, baterista, ambos nstrumentistas muito conhecidos e solicitados no nosso panorama musical. Este trio começou a trabalhar com regularidade em meados de 2012, consolidando o seu "som de grupo" e expandindo o seu repertório, apresentando-se em vários clubes e salas do país. A consequência lógica deste percurso é a gravação deste álbum "Próxima Estação", que documenta o primeiro ciclo de vida deste projecto.
A música que alinha neste álbum reflecte algumas questões que o pianista coloca ao jazz na actualidade e que assentam em dois pontos fundamentais: o posicionamento face à tradição e ao formalismo desta inguagem e a permeabilidade inata do jazz e da improvisação perante outras linguagens musicais; deste modo, é possível encontrar aqui os ecos do bebop, do piano romântico, da lusofonia e do flamenco, do rock e do drum'n'bass, como algumas das matérias que se fundem para a criação do universo de sons do seu autor.
Gravado em dia e meio num famoso clube de jazz de Lisboa, o Ondajazz, esta é uma música "viva", no sentido do risco assumido pelos músicos ao privilegiarem a interacção e o calor de um palco de jazz em lugar do habitual estúdio de gravação. Por essa razão, em "Próxima Estação" não há "overdubs", há apenas os melhores "takes" da sessão, à semelhança de muitos discos históricos do jazz.Este disco conta com o apoio da Antena 2 e foi criado para integrar o catálogo da novíssima Sintoma Records, o que significa que a sua edição digital estará disponível na internet.
Façam uma boa viagem até à Próxima Estação.

Diogo Vida
www.diogovida.com







No hay comentarios:

ACTUAL JAZZ

ACTUAL JAZZ
2008 - 2022